quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Projeto One Tonne Life desafia família a viver com 85% a menos de carbono

casa 1 A Volvo, a A-hus e a Vattenfall desafiaram uma família a reduzir as emissões de carbono por pessoa de sete para uma tonelada / Foto: Divulgação

O que fazer para reduzir ao máximo a emissão de carbono que produzimos por ano? Essa é a resposta que a montadora de carros Volvo, a construtora de casas de madeira A-hus e a companhia de energia Vattenfall desejam responder com o projetoOne Tonne Life (Uma Tonelada de Vida, em tradução literal). Lançado oficialmente hoje, 19 de janeiro, as parceiras convidaram a família Lindell (composta de um casal e dois filhos) para viver durante seis meses na casa projetada por eles.

De acordo com a Volvo, uma pessoa emite, por ano, sete toneladas de carbono (o principal gás causador do efeito estufa) e o objetivo da iniciativa é reduzir esse número para uma tonelada – por isso o nome. Para isso, a família Lindell terá que se disciplinar a emitir, no máximo, 80 kg de CO2 por semana. O controle dos cálculos será feito por especialistas da Chalmers University of Technology.

casa 2 A casa possui sistemas sustentáveis para alcançar o objetivo / Foto: Divulgação

Os Lindell viverão em uma casa de madeira que utiliza um sistema de ventilação e climatização para garantir boa sensação térmica durante as quatro estações do ano de maneira sustentável. O telhado da casa conterá painéis solares que transformarão a luz do sol em eletricidade.

Na garagem, o carro elétrico da Volvo, C30 DRIVe Electric, pode ser recarregado através de uma tomada convencional, sem qualquer emissão do gás. Após oito horas sendo alimentado pela energia das placas fotovoltaicas, o veículo tem autonomia de 150 km.

volvo c30 A família terá um Volvo C30 DRIVe Electric na garagem / Foto: Divulgação

O imóvel também contará com um mecanismo capaz de monitorar em tempo real o consumo elétrico da família. A solução também orientará os moradores em como usar a energia de forma mais eficiente.

fam�ia lindell A famíia sueca foi convidada a passar seis meses na casa / Foto: Divulgação

A casa já está sendo construída em Hässelby Villastad, Estocolmo. Serão construídas mais duas casas para demonstração, uma ao lado da casa da família que estará vivendo essa experiência e a outra em Göteborg. Estocolmo foi escolhida, em 2010, como a capital mais verde da Europa.

Acompanhe o projeto no site oficial, no Twitter, no Facebook e no Youtube.

Faça um tour pela casa e veja exatamente como o projeto foi montado.

Assista ao trailer oficial do One Tonne Life, em inglês.


link site

ping

Pingar o BlogBlogs

Este blog apoia a campanha:

desenho - procedimentos para construção

Informativo

Temas principais neste blog: arquitetura, desenho, projeto, tecnologia, construção, história, arte, estudo, pesquisa, curiosidades, sustentabilidade, e-books, links, universidade, faculdade, dicas para estudantes de arquitetura ...


Ajude a compor este espaço... Vamos manter informações importantes para o nosso crescimento profissional e acadêmico.

IMPORTANTE:
Todos os links e arquivos que se encontram no site, estão hospedados na própria Internet, somente indicamos onde se encontra.