quinta-feira, 18 de setembro de 2008

ARQUITETURA: Corpo vivo



HARMONIA, NOME DO NOVO EDIFÍCIO COMERCIAL DO TRIPTYQUE ARQUITETOS, SIG
NIFICA MAIS QUE A SIMPLES REFERÊNCIA À RUA ONDE FICA. REFLETE O ESPÍRITO INTERCAMBIÁVEL E FLUIDO DE SUA ARQUITETURA.





A proposta era apenas um simples prédio comercial, e tudo isso veio junto com nossa maneira de ver o mundo e nosso sistema de projetação", explicam os integrantes do Triptyque, jovem escritório de arquitetura de São Paulo, responsável por arejar, literal e simultaneamente, a construção e o conceito de um edifício comercial. O "tudo isso" dos arquitetos certamente refere-se à integração harmônica (apesar do clichê, não há palavra melhor) entre concreto, metal e matéria orgânica...










... No edifício Harmonia, como em todo o paisagismo, a insolação e o vento influenciaram na escolha básica das espécies que foram utilizadas nas paredes. A maioria das plantas do edifício é epífita, que costuma crescer em cima de pedras na Mata Atlântica, ou são oriundas da África ou Índia, onde as variações do tempo são similares às do Brasil. "Essas plantas precisam agüentar flutuações radicais de temperatura e umidade, pois a vida pendurada na parede de um prédio não é moleza", explica Peter Webb, responsável pelo projeto de paisagismo.




SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA
Os alagamentos periódicos que acontecem na região onde está implantado o edifício Harmonia resultaram no desejo de reduzir ao máximo a área impermeável do empreendimento. O projeto baseou-se no aproveitamento de 1,3 mil mm de chuva que cai por ano: 234 mil litros anuais de água de boa qualidade.

Matéria completa.

link site

ping

Pingar o BlogBlogs

Este blog apoia a campanha:

desenho - procedimentos para construção

Informativo

Temas principais neste blog: arquitetura, desenho, projeto, tecnologia, construção, história, arte, estudo, pesquisa, curiosidades, sustentabilidade, e-books, links, universidade, faculdade, dicas para estudantes de arquitetura ...


Ajude a compor este espaço... Vamos manter informações importantes para o nosso crescimento profissional e acadêmico.

IMPORTANTE:
Todos os links e arquivos que se encontram no site, estão hospedados na própria Internet, somente indicamos onde se encontra.