sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

FEICON 2010

"O mundo da construção estará reunido no Pavilhão de Exposições do Anhembi, onde acontecerá a 18ª edição da FEICON BATIMAT, local ideal para conferir todos os lançamentos, tendências e soluções eficientes para atender ao exigente mercado da construção e sua crescente demanda."

Acrescentei um link permanente (à esquerda) para voces se inscreverem, chegar lá com a inscrição feita evita ficar na fila...

.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Marcio Kogan vence prêmio da revista britânica Wallpaper

Projeto de casa em Paraty ganha como "Best new private house"
(por Luciana Tamaki)


A revista britânica Wallpaper premiou o brasileiro Marcio Kogan no Design Awards 2010, na categoria "Best new private house", pelo projeto Casa Paraty (RJ). A casa, construída na praia de Santa Rita, tem coautoria da arquiteta Suzana Glogowski.







O único acesso à área da casa é feito por barco. Chegando na casa, a entrada é feita por uma ponte metálica sobre um espelho d'água forrado por cristais. A ponte conduz a uma escada que se conecta aos dois pavimentos da casa, dispostos em blocos independentes e interligados por um pilar. O uso do concreto armado aparente confere uma textura surpreendente para todas as paredes.


Continue lendo...

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

IPT conclui laudo de danos em São Luiz do Paraitinga

IPT conclui laudo de danos em São Luiz do Paraitinga


Dos 844 imóveis vistoriados, 148 foram interditados. Ainda não se sabe se a reconstrução da cidade será feita com os materiais originais


Os técnicos do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) concluíram o balanço sobre os danos em São Luiz do Paraitinga (SP), vitimado por uma enchente em 1º de janeiro com 437 imóveis tombados. Dos 844 imóveis vistoriados, 146 foram indicados para interdição e 698 liberados.



O IPT fará um relatório com as informações consolidadas, lista dos imóveis interditados e medidas de prevenção e correção, a ser entregue à Defesa Civil Estadual e à Prefeitura de São Luiz do Paraitinga.O trabalho de vistoria e mapeamento dos imóveis tombados terá continuidade na próxima terça-feira, 12 de janeiro. Engenheiros civis, engenheiros florestais e geólogos do IPT darão suporte técnico para a definição dos planos de trabalho. Ainda não se sabe se a reconstrução da cidade será feita com os materiais originais, de pau a pique e taipa de pilão, ou com materiais modernos. Em cada caso, a escolha dos métodos construtivos será feita em conjunto com órgãos de preservação e sociedade civil, segundo a assessoria do Condephaat.



Reconstrução São Luiz do Paraitinga contará com apoio do Iphan-GO (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de Goiás). A superintendente Selma Faddi e uma equipe de um engenheiro e dois arquitetos que trabalham com restauração foram à cidade na última sexta-feira (8).



O órgão participou da reconstrução da Cidade de Goiás, cidade tombada como patrimônio mundial e que também foi inundada, na virada de 2001 para 2002. Assim como São Luiz do Paraitinga, também possuía construções antigas de barro, pedra e madeira.



Luciana Tamaki - Disponível em: Noticiário Pini Web

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Concurso Velux 2010

Prêmio para uso da luz natural – Inovadoras soluções arquitetônicas.

"Light of Tomorrow" é o tema para o prêmio internacional VELUX 2010. Dirigido a estudantes de arquitetura este prêmio tem como objetivo buscar novas e inovadoras soluções arquitetônicas, tendo como premissa de projeto a luz natural.

O evento, que ocorre a cada dois anos, é patrocinado pela empresa dinamarquesa de mesmo nome que oferece um total de 30 mil euros em prêmios. Recebe o aval da UIA - União Internacional de Arquitetos e da EAAE - European Association for Architectural Education.

O International VELUX 2010 quer incentivar e desafiar os estudantes de arquitetura para explorar o tema “luz do dia” no seu sentido mais amplo - importante fonte de energia e luz.

O prêmio visa evidenciar o futuro da luz no ambiente construído com uma mente aberta e abordagem experimental, incluindo a estética, funcionalidade, sustentabilidade, bem como a interação entre os edifícios e o ambiente.

Datas:

01/02/2010 - Encerramento das inscrições
03/05/2010 - Entrega dos objetos
10/2010 - Cerimônia de entrega dos prêmios

Mais informações pelo site http://iva.velux.com

Os três pilares da liderança


.
O tema “Liderança” está sempre em evolução, e conceitos de como ser um líder eficaz mudaram muito nas últimas décadas.


Hoje, se fala muito em liderança compartilhada, aquela atribuída a cada indivíduo da equipe e não somente a uma pessoa – “o chefe”. Por isso, liderança é um assunto importante para todos os profissionais contemporâneos, sejam eles subordinados, executivos, empreendedores, ou autônomos.


Durante meus anos de experiência em diferentes contextos organizacionais, e de estudos na área de gestão, aprendi que alguns fatores podem ajudar os profissionais a definirem a melhor maneira de agir nas difíceis situações interpessoais do dia-a-dia, e tornarem-se líderes mais eficazes.


Não pretendendo esgotar o assunto, posso destacar três pontos da liderança eficaz - “os três pilares”: autoconhecimento; entendimento do outro (motivação); e visão. Como três pontos definem um plano, esses três pilares são interdependentes, e um bom líder deverá desenvolver essas três áreas para ser eficaz.


O autoconhecimento é o ponto de partida. Conhecer a si próprio, seu estilo de liderança, e como você interage com os outros, é um processo de desenvolvimento muito importante - que pode ser feito através da auto-reflexão, psicanálise, ou testes de personalidade. Isso o ajudará a sintonizar-se com a sua realidade pessoal, e entender como poderá alavancar seus pontos fortes e também compensar suas fraquezas. Além disso, esse processo lhe trará maior controle para exercer papéis fora de sua zona de conforto.


Ser um líder eficaz significa ser capaz de adaptar e mudar de tática de acordo com o ambiente e a tarefa à mão. Uma única maneira de agir torna o líder limitado. Se o líder não estiver consciente de seu próprio estilo, ele ou ela irá agir instintivamente e não será capaz de tomar uma decisão consciente em relação ao papel que deve exercer no momento.


Tome como exemplo uma pessoa inteligente que cresceu dentro de um lar de intelectuais, que sempre viveu em um ambiente democrático e consensual. Depois de se formar na faculdade, ele consegue um trabalho gerenciando trabalhadores em uma construção, e percebe que ninguém consegue chegar a um consenso a respeito do trabalho a ser feito. Para compensar a falta de decisão ele tenta arduamente incluir as pessoas no que está acontecendo, e tudo parece ter ficado mais confuso ainda.


Ele não está consciente da forma que interage com as pessoas, e por isso, não consegue entender como lidar com o problema. Depois de passar por um curso de desenvolvimento de liderança, ele foi capaz de dar um passo atrás e observar: “Eu notei que eu não podia ser eu mesmo naquele lugar. Eles estavam procurando alguém para dizer a eles o que fazer. Eles também não tinham conhecimento suficiente para tomarem decisões em grupo. Eu tive que entender eu mesmo para exercer um outro papel”.


O autoconhecimento também é importante porque ajuda as pessoas a descobrirem o que as fazem felizes. Daí, essa pode trabalhar conscientemente para alcançar e concretizar seus sonhos. Líderes felizes são líderes mais eficazes.


Entendimento do outro é outro ponto importante da liderança eficaz. Influenciar pessoas é uma arte de requinte, a qual se materializa somente quando se conhece um pouco melhor o outro ser humano.


Cohen, em seu livro “Influência sem Autoridade” questiona o princípio da “Lei Dourada” que diz: “Não faça aos outros o que não queres que façam a ti mesmo”. Ele diz que a base de relacionamentos e influência é a troca entre as partes, e que o princípio deveria ser reformulado para: “Faça aos outros, o que eles querem que você faça por eles”.


O que faz a uma pessoa comprometer-se com os objetivos de uma organização? O que a motiva? O que ela quer em troca? Como ela está se sentindo hoje? Por quê? Ao responder essas perguntas e oferecer aos outros o que eles querem, o líder assumirá uma posição de influência mais eficaz. Essa atitude é muito importante para formar equipes de alta performance e atrair e reter talentos para sua empresa.


Para aplicar esse princípio, o líder deve desenvolver alta competência em ouvir e se comunicar. A parte da escuta é a mais importante, desde que é através desta que se abrem as portas para o descobrimento das necessidades e anseios alheios. Não muito atrás, saber falar também é uma importante qualificação do líder - que precisa passar sua mensagem com clareza e entendimento para seu público.


A liderança eficaz requer uma comunicação direta, transparente, desligada emocionalmente, e paciente. Aproveito também para constatar que a inteligência emocional aumenta a eficácia na comunicação por ajudar o líder a entender melhor as pessoas e controlar suas próprias reações a influências de humor.


Por final, mas não menos importante, a Visão do líder é o óleo no sistema da liderança efetiva. Ela faz tudo funcionar mais macio. O líder deve comunicar uma visão tangível, alcançável, para os olhos daqueles que o seguem.


Isso define o papel do líder. Todas as competências acima mencionadas aplicadas a objetivos sem sentido podem muito bem acabar em “pizza”. Uma visão clara e com propósito é o que faz as pessoas darem o máximo de si. É o que faz as pessoas levantarem e enfrentarem as barreiras da vida com energia e dedicação. E é também o que faz com que as organizações alcancem o sucesso por várias gerações.


Joaquim F. de Alvarenga Neto é Mestre em Administração de Empresas, graduado com condecoração Magna Cum Lauda, pelo BABSON COLLEGE - USA (por mais de 15 anos consecutivos conceituada a melhor escola de empreendedorismo do mundo), e Bacharel em Engenharia Agronômica pela UNESP/Botucatu. Sua experiência inclui mais de dez anos de atuação como empreendedor e profissional em empresas nacionais e multinacionais. Atualmente presta serviços de consultoria e de treinamento para empresas, escritórios e empreendedores atuantes nos setores da Arquitetura, Construção Civil e Incorporação Imobiliária, nas áreas de desenvolvimento e gestão de negócios, planejamento estratégico e finanças.



Habitação sustentável

Habitação sustentável

Concurso Nacional de Projeto de Arquitetura de Novas Tipologias para Habitação de Interesse Social Sustentáveis – HIS Sustentáveis.

 

A Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo – CDHU, como promotora, e o IAB/SP, como organizador, assinaram as bases para Convênio, para realização do Concurso Nacional de Projeto de Arquitetura de Novas Tipologias para Habitação de Interesse Social Sustentáveis.
 
As tipologias habitacionais serão organizadas em seis grupos: casas térreas, casas escalonadas, sobrados, edifícios de 03 pavimentos, edifícios de 04 pavimentos, edifícios de 6 e 7 pavimentos.
 
Espera-se com isso trazer novas e boas alternativas para a habitação de interesse social, procurando-se:
• A melhor técnica e/ou a melhor interpretação das técnicas definidas no termo de referência e edital;
• O melhor preço, considerando-se o perfil de renda da população abrangida;
• As condições de repetição da unidade da melhor solução encontrada;
• Melhor prazo de execução. O Concurso será lançado Nacionalmente no dia 25 de janeiro de 2010, sendo publicadas as bases desse Concurso no site do IAB/SP. Em anexo confira o Protocolo de Intenções.
 

Veja na íntegra o Protocolo de Intenções CDHU e IAB-SP.

 

Fonte: Instituto de Arquitetos do Brasil.


Quer fazer um álbum íncrivel? Conheça o Windows Live Fotos clicando aqui.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Edifício mais alto do mundo é inaugurado em Dubai

Burj Dubai, projetado pelo escritório SOM, pode ser visto a uma distância de 95 km

Luciana Tamaki



O edifício mais alto do mundo, com 828 m de altura, foi inaugurado hoje (4) nos Emirados Árabes. O Burj Dubai tem 160 andares e custou US$ 800 milhões. A torre pode ser vista a uma distância de até 95 km e supera em centenas de metros a então mais alta do mundo, a Taipei 101 (Taiwan), que tem 508 m de altura.A obra foi realizada pela Eemar Properties, com projeto arquitetônico de Skidmore, Owings and Merrill (SOM), sediado em Chicago, Estados Unidos. O arranha-céu possui 1.044 apartamentos residenciais, 49 andares comerciais, 57 elevadores, além do Armani Hotel Dubai, o primeiro hotel de luxo feito em parceria com o estilista italiano Giorgio Armani. O hotel possui 160 quartos e suítes, alguns restaurantes, lounge e spa. No 124º andar, foi construído um deck de observação, o também mais alto do mundo. O edifício inteiro e seus dois anexos são recobertos por 28.261 painéis de vidro, que refletem a luz do sol.Para a construção, foram usados 31.400 t de aço na estrutura, com concreto bombeado a uma altura de 605 m, um recorde mundial. O sistema de refrigeração da torre proverá 15 mil litros de água para irrigação dos 19 mil m² de jardins. O Burj Dubai localiza-se no Downtown Burj Dubai, uma área de 2 km² em desenvolvimento, entre as duas principais avenidas da cidade. A região sofre com os ventos emirados, que podem chegar a 50 km/h na superfície, o que traz muitas dificuldades técnicas para o projeto. A construção começou em setembro de 2004, envolvendo 12 mil trabalhadores em campo.














terça-feira, 5 de janeiro de 2010

20 opções de pisos para a casa toda

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

20 opções de pisos para a casa toda

Antes de definir o revestimento para sala, quarto, cozinha, banheiro e área externa, conheça as vantagens e desvantagens de cada material e escolha entre estas 20 opções a que mais combina com seu estilo e bolso. Aproveite para cuidar também da entrada de casa: aprenda com 4 calçadas amigáveis.

Reportagem Visual Edson G. Medeiros
Texto Daniela Hirsch
Fotos Eduardo Pozella
 



Pisos para salas e quartos
Automaticamente pensamos em móveis e tecidos para decorar os espaços sociais e íntimos. Mas existe uma etapa anterior tão importante quanto: determinar o piso. "Gosto de revestimentos claros, que ampliam o ambiente. Só que, às vezes, vale a pena recuperar o material existente. Madeira é uma boa solução para moradores que prezam o aconchego", explica a arquiteta Christina Hamoui. Clique em cada foto abaixo para conhecer as características dos revestimentos.

                                                                    
Madeira de demolição      Tacos de madeira        Mármore travertino romano   Laminado                Tábuas de madeira



Cozinhas e áreas de serviço
O vai e vem intenso e a presença de alimentos e produtos químicos sinalizam a necessidade de pisos resistentes, como pedras pouco porosas e porcelanatos. "O granito é uma excelente aposta. Nessas áreas, são altas as chances de derrubar peças pesadas, produtos de limpeza e alimentos ácidos, que podem estragar um revestimento delicado", diz a geóloga Maria Helena Frasca, do IPT. Clique em cada foto abaixo para conhecer as características dos revestimentos.


                                                      
Ladrilho hidráulico  Pastilha de porcelana   Porcelanato de alto brilho    Granito                   Porcelanato polido



Banheiros e lavabos
A umidade é a grande vilã nos espaços com banho. E, já que a metragem é reduzida, dá para selecionar um piso mais caro. Em seus projetos, a arquiteta Fernanda Marques investe em produtos naturais e de textura agradável, como o limestone, e em pedras nobres, como o mármore. Para um clima descolado, vale pesquisar entre os pisos cimentícios e as coloridas pastilhas de vidro. Clique em cada foto abaixo para conhecer as características dos revestimentos.

                                                   
Cimentício              Porcelanato esmaltado      Pastilha de vidro           Mármore                  Limestone



Áreas externas
Varanda com vasos, borda e entorno da piscina, jardim de entrada. Qualquer que seja o espaço do lado de fora da casa, o ideal é ter um chão que não escorregue. "Adoro o resultado dos revestimentos rústicos, como o ladrilho hidráulico", afirma o paisagista Gilberto Elkis. Mesmo que seu estilo seja moderno na sala, adote sem receio um material rugoso, porém de fácil limpeza, no jardim. Clique em cada foto abaixo para conhecer as características dos revestimentos.


                                                                      
Plaqueta (tijolo de piso)       Mosaico português      Cerâmica esmaltada        Fulget                             Ladrilho hidráulico

 Disponível em: casa.abril.com.br/



Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

link site

ping

Pingar o BlogBlogs

Este blog apoia a campanha:

desenho - procedimentos para construção

Informativo

Temas principais neste blog: arquitetura, desenho, projeto, tecnologia, construção, história, arte, estudo, pesquisa, curiosidades, sustentabilidade, e-books, links, universidade, faculdade, dicas para estudantes de arquitetura ...


Ajude a compor este espaço... Vamos manter informações importantes para o nosso crescimento profissional e acadêmico.

IMPORTANTE:
Todos os links e arquivos que se encontram no site, estão hospedados na própria Internet, somente indicamos onde se encontra.