quarta-feira, 7 de abril de 2010

Ladrilho hidráulico


Fabricado artesanalmente, o ladrilho hidráulico ganha aplicações das mais variadas atualmente. Após a instalação, o acabamento deve ser protegido da sujeira da obra com plástico bolha. Em dois dias, os ladrilhos estão secos e podem receber resina acrílica – cuidado essencial no caso dos pisos –, que precisa ser reaplicada a cada dois anos. Na limpeza, use água e sabão neutro. Ácidos estão proibidos.

Reportagem Visual Edson G. Medeiros
Fotos Eduardo Pozella
Texto Lúcia Santos Gurovitz

Fabricação à moda antiga
Em um molde de latão, primeiro o ladrilheiro despeja o cimento misturado a pigmentos para compor o desenho. O restante do molde é preenchido de cimento. Então, cada peça é prensada e passa por um período de descanso. Depois, é mergulhada em um tanque de água, onde permanece algumas horas e, aí, vai para uma prateleira para a cura, ou seja, o endurecimento do cimento, que leva 14 dias. "O ideal é que o mesmo ladrilheiro faça cada lote, pois isso praticamente elimina as diferenças entre as peças", diz Piero Cosulich, proprietário da Brasil Imperial, onde foram feitas as fotos.




link site

Auto CAD

Loading...

Barra de vídeo - sketchup

Loading...

ping

Pingar o BlogBlogs

Este blog apoia a campanha:

desenho - procedimentos para construção

Informativo

Temas principais neste blog: arquitetura, desenho, projeto, tecnologia, construção, história, arte, estudo, pesquisa, curiosidades, sustentabilidade, e-books, links, universidade, faculdade, dicas para estudantes de arquitetura ...


Ajude a compor este espaço... Vamos manter informações importantes para o nosso crescimento profissional e acadêmico.

IMPORTANTE:
Todos os links e arquivos que se encontram no site, estão hospedados na própria Internet, somente indicamos onde se encontra.