terça-feira, 21 de abril de 2009

ERGONOMIA

..

O tamanho e dimensão do corpo são os fatores humanos mais importantes para a Arquitetura, pela sua relação com a adaptação ergonômica do usuário ao entorno. O espaço habitado tem sido projetado ao longo dos anos para um tipo físico "médio" – sexo masculino, jovem, adulto e saudável. Mas o fato é que apenas uma parte da população atende a estes requisitos. As pessoas são diferentes em suas necessidades físicas e isso deve ser considerado no projeto.

No início do século XX, foram criados parâmetros que permitiram às industrias a fabricação de mobiliário e utensílios padronizados. Os padrões de fabricação começaram a ser utilizados durante a 2ª Guerra Mundial e passaram a ter um critério técnico e funcionar como normas, difundidas e adotadas internacionalmente, com a criação da ISO - International Organization for Standardization, funcionando a partir de 1947 com sede em Genebra, Suíça. A ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, criada em 1940, tem uma história de pioneirismo é o órgão responsável pela normalização técnica no Brasil e fornece a base necessária ao desenvolvimento tecnológico do pais.

Em 1985, foi criada a Norma NBR 9050 – "Adequação das Edificações e do Mobiliário Urbano à Pessoa Deficiente" a qual foi complementada em 1994 e renomeada como "Acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências a edificações, espaço, mobiliário e equipamentos urbanos" . Esta norma define a velhice como "deficiência que reduz efetivamente a mobilidade, flexibilidade, coordenação motora e percepção, em indivíduos de idade avançada e que não se enquadram nos demais caso de deficiências" (causadas por doença ou incapacidade temporária ou permanente), e visa o Projeto de Arquitetura para uma "população média" mais abrangente.


Em Junho de 2004, foi concluída a revisão desta norma, passando então a denominar-se: " Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. " , sendo então definido como ACESSIBILIDADE, a " possibilidade e condição de alcance, percepção e entendimento para utilização com segurança e autonomia de edificações, espaço, mobiliário, equipamento urbano e elementos ."

Símbolo Internacional da Acessibilidade

Fonte: http://www.casasegura.arq.br/ergonomia.php

.





Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

link site

ping

Pingar o BlogBlogs

Este blog apoia a campanha:

desenho - procedimentos para construção

Informativo

Temas principais neste blog: arquitetura, desenho, projeto, tecnologia, construção, história, arte, estudo, pesquisa, curiosidades, sustentabilidade, e-books, links, universidade, faculdade, dicas para estudantes de arquitetura ...


Ajude a compor este espaço... Vamos manter informações importantes para o nosso crescimento profissional e acadêmico.

IMPORTANTE:
Todos os links e arquivos que se encontram no site, estão hospedados na própria Internet, somente indicamos onde se encontra.