sexta-feira, 3 de outubro de 2008

"Arquitetura + Ecologia: uma visão alemã"


Espaço Brasil Telecom e Instituto Goethe apresentam visão alemã da arquitetura ecológica

Exposição está aberta para visitação de 25 de setembro a 22 de outubro.

O Espaço Brasil Telecom recebe, a partir do dia 25 de setembro, a exposição Arquitetura + Ecologia: uma visão alemã, que representa a primeira parte de uma série de exposições do Instituto Goethe sobre a nova arquitetura da Alemanha. A intenção é apresentar um diálogo dos diferentes conceitos culturais e sociais, por meio de exemplos de projetos contemporâneos.

De acordo com a coordenadora da Exposição, Annsusanne Fackler, do Instituto Goethe, nos últimos anos, surgiram no cenário arquitetônico alemão notáveis perspectivas para a configuração da vida moderna. "Ainda assim, em uma comparação com outros países, a sua importância não é devidamente reconhecida e a idéia de arte arquitetônica alemã está, freqüentemente, mais ligada a nomes do passado, como a Bauhaus, Peter Behrens ou Walter Gropius", esclarece.

Nos últimos 30 anos do século passado, o setor testemunhou, entretanto, uma sucessão de movimentos e estilos. Alto padrão tecnológico e soluções inovadoras se tornaram marcos dessa época e de seus arquitetos. A partir deste momento, a principal meta dos novos projetos arquitetônicos passou a ser a relação entre a construção e o ambiente em seu entorno. "Não apenas o efeito estético, mas especialmente o efeito sobre todos os aspectos da vida cotidiana ganha em importância e a insere em um contexto muito mais abrangente do que aquele de um simples projeto a ser executado", comenta Annsusanne.

O objetivo da série Arquitetura + Ecologia é ilustrar a evolução da Alemanha na área a partir de diferentes temáticas, por meio de fotografias e maquetes. A exposição inaugural tem como foco o tema ecologia e apresenta nove projetos de diferentes abordagens.

Do jardim de infância à fábrica livre de emissão de poluentes, do edifício administrativo ao projeto da estação ferroviária, os exemplos mostram uma diversidade de novos desenvolvimentos na área da arquitetura sustentável, que podem ser encontrados atualmente por toda a Alemanha. Essa diversidade de formas de construção, economizando materiais e energia, como também as pesquisas na área de matérias-primas renováveis, equilíbrio energético ou ganho de calor, geram continuamente novas idéias, regulamentos e normas.

Entre os projetos, está um prédio de escritórios em Halensee, Berlim, no qual o espaço entre camadas age ao mesmo tempo como isolante térmico e acústico na barulhenta face oeste do edifício. Há, também, a casa solar Heliotrop®, que gira com o sol, de modo a obter a iluminação e o aquecimento ideais em todas as estações do ano e em todos os períodos do dia. O grande painel de células solares pode se orientar conforme o sol, otimizando o grau de aproveitamento da energia solar.

Debate – A exposição Arquitetura + Ecologia pretende ser mais do que uma mostra e suscitar discussões a respeito do tema. Por conta disso, o Goethe-Zentrum promove, também, um debate no dia 1º de outubro, às 20 horas. Compõem a mesa os professores Jaime Gonçalves de Almeida e Alexandra Albuquerque Maciel, além do presidente honorário do Instituto, Hartmut Günther, como mediador. Diretor do Centro de Pesquisa e Aplicação de Bambu e Fibras Naturais, Almeida destaca a utilização dos materiais na arquitetura. Alexandra, doutora pela Universidade de Nottingham (Reino Unido), apresenta sua pesquisa sobre estratégias bioclimáticas em Brasília.

Serviço - Exposição

"Arquitetura + Ecologia: uma visão alemã"
De 25 de setembro a 22 de outubro

Visitação:
aberta ao público de terça a domingo, das 12 às 19 horas (estendendo-se até as 21h em dias de espetáculo no teatro).

Classificação: livre
Local: Espaço Brasil Telecom

Endereço: Brasília Alvorada Hotel – SHTN Trecho 1 Lote 1B Conjunto C

Site: www.espacobrasiltelecom.com.br

PABX: (61) 3306.2959

link site

Auto CAD

Loading...

Barra de vídeo - sketchup

Loading...

ping

Pingar o BlogBlogs

Este blog apoia a campanha:

desenho - procedimentos para construção

Informativo

Temas principais neste blog: arquitetura, desenho, projeto, tecnologia, construção, história, arte, estudo, pesquisa, curiosidades, sustentabilidade, e-books, links, universidade, faculdade, dicas para estudantes de arquitetura ...


Ajude a compor este espaço... Vamos manter informações importantes para o nosso crescimento profissional e acadêmico.

IMPORTANTE:
Todos os links e arquivos que se encontram no site, estão hospedados na própria Internet, somente indicamos onde se encontra.