sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Rosenbaum realiza seleção para o ″A Gente Transforma″

COMPARTILHANDO...


Estudantes de arquitetura e design sabem que colocar a mão na massa é fundamental para a sua formação. E para aqueles que acreditam ser possível construir um mundo mais bacana para todos, viver uma experiência profissional capaz de transformar realidades é a chance de fazer muito mais do que um estágio. Se você se identificou com a ideia, tem até o dia 15 de janeiro para se inscrever no projeto A Gente Transforma, criado em 2010 pelo designer Marcelo Rosenbaum. A missão é transformar problemas sociais em oportunidades de desenvolvimento econômico, social e acadêmico.

A GENTE TRANSFORMA NO PIAUÍ Neste ano, acontece a segunda edição do projeto, no povoado de Várzea Queimada, a 400 km da capital do Piauí, no coração do sertão brasileiro. Em fevereiro, os 15 estudantes universitários selecionados integrarão a equipe de Rosenbaum e designers convidados, e do arquiteto e urbanista Henrique Pinheiro. Junto à comunidade local, o grupo fará um trabalho direto nas casas do vilarejo, levando técnicas sustentáveis de saneamento básico e de conforto de moradia, e multiplicando os novos conhecimentos na região.

O artesanato, que já faz parte da realidade de Várzea Queimada, ganhará status de objeto de design com as ações de geração de renda. Designers com experiência no mercado internacional vão ajudar a produzir uma nova coleção que deve ser inserida no mercado e exposta numa feira de design em abril deste ano, em Milão.

PRÉ-REQUISITO: VONTADE DE TRANSFORMAR Estudantes de arquitetura, design, engenharia e serviço social interessados devem produzirum vídeo de até 3 minutosrespondendo as seguintes perguntas: Quem é você?O que você faz? Qual é a sua definição da palavra "comunidade"? E, além disso, escrever umtexto de até 30 linhasexplicando o que você faria, através do design sustentável, para requalificar a vida das pessoas que vivem na comunidade de Várzea Queimada. Os critérios de seleção serão pró-atividade e conhecimento de técnicas sustentáveis.

Com tudo pronto, basta enviar o link no Youtube do vídeo que você produziu e o texto por e-mail. Lembrando que a data-limite para fazer a inscrição é dia 15 de janeiro. O projeto arcará com os custos de transporte, hospedagem e alimentação durante a semana de trabalho no Piauí, de 1º a 15 de fevereiro.

Para saber mais, acesse o site do A Gente Transforma.

Bunker Roy: Aprendendo com um movimento de pés-descalços

Recebi o link, para um vídeo, de um amigo e penso que muitos de vocês podem se interessar, é uma postura de vida com o verdadeiro conhecimento onde e cita inclusive a arquitetura... vale assistir.






terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Habitação Modular tem 64 combinações diferentes

O designer italiano Gabriel Aramu criou 64 formas diferentes de montar uma habitação modular temporária. Chamado de Sliding Hubs, o sistema pré-fabricado foi construído a partir de caixas modulares que podem servir como abrigos temporários para pequenos espaços urbanos.
Facilmente transportado e instalado em praticamente qualquer ambiente, o sistema foi projetado para oferecer flexibilidade à habitação. Cada caixa quadrada tem estabilidade estrutural, acabamentos interiores, espaço para utilitários na parede, isolamento e uma tela de chuva do lado de fora.
As caixas podem ser combinadas, empilhadas juntas e até se separarem para criar claraboias no teto. Equipado com porta e janelas, que permitem a entrada da luz natural, a habitação modular pode ser utilizada como estúdio, escritório, apartamento, casa ou até mesmo um abrigo de última hora, temporário ou permanente.
Os módulos são feitos de materiais de alta qualidade, o que assegura maior durabilidade. OSliding Hubs poderia facilmente se encaixar no contexto de um ambiente urbano, mas também pode ser usado como alojamento temporário.

Concurso Internacional


Apresentação:
O Concurso OPPTA 2011-2012 é um concurso internacional de ideias, lançado simultaneamente em 5 localidades e sob uma temática comum, para propor soluções a nível técnico, territorial, de infra-estrutura ou arquitetônico.
Objetivos:
Nesta primeira edição, o tema tratado é: intervenções para a emergência, situando o cenário da chamada no continente americano, afetado por sucessivas catástrofes, fenômenos naturais ou antrópicos, ocorridos nos últimos dois anos e ainda sem resolução. As localidades de realização do concurso e estratégias são:

Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil.
Como repovoar um tecido informal e um entorno de proteção ambiental em mútua ameaça.
Puerto Saavedra, Araucanía, Chile.
Como reciclar um território ameaçado pelo risco de catástrofes naturais.
San Cristóbal, Bolívar, Colômbia.
Como gerenciar o desenvolvimento integral da habitabilidade em um território afetado por inundações derivadas de mudanças climáticas.
Chimalhuacán, México, México.
Como reestruturar um tecido urbano afetado por processos acelerados de urbanização irregular.
Cercado de Lima, Lima, Peru.
Como recuperar um assentamento não-planificado ameaçado por riscos antrópicos.
Os projetos resultantes constituirão documentos com o objetivo de minimizar riscos futuros e acelerar a capacidade de reação por meio de planos de atuação, prevenção e emergência.
Tipo de concurso:
Aberto, internacional, de ideias, em duas etapas:
1. Concurso de idéias – Concurso internacional, simultâneo em cinco localidades, com 3 prêmios para cada uma.
2. Jornadas Debates Ativos – As equipes ganhadoras poderão participar da apresentação pública de seu trabalho e na reunião de mesas de projeto, com agentes ligados ao possível desenvolvimento, gestão e financiamento das propostas selecionadas.
Cronograma:
19.12.2011 – Lançamento do concurso
21.12.2011 – Abertura do período de inscrição
23.01.2012 – Primeira publicação de esclarecimento de dúvidas
20.02.2012 – Término do período de inscrição com desconto
20.02.2012 – Segunda publicação de esclarecimento de dúvidas
20.03.2012 – Término do recebimento de dúvidas
26.03.2012 – Última publicação de esclarecimento de dúvidas
02.04.2012 – Término do período de inscrição
16.04.2012 – Término de entrega das propostas
Premiação:
Serão selecionadas no máximo três propostas por localidade, num total de cinco localidades. O júri se reserva no direito de limitar o número de prêmios concedidos por localidade caso julgue que não há número suficiente de propostas de qualidade em função de seu critério de avaliação. As três equipes selecionadas por localidade (total de 15 prêmios) receberão um prêmio equivalente a 2.500 € cada.
__________________________________________________________
Para mais informações e inscrições, consultar o site oficial do concurso.
via e-mail de projetando ideias


link site

ping

Pingar o BlogBlogs

Este blog apoia a campanha:

desenho - procedimentos para construção

Informativo

Temas principais neste blog: arquitetura, desenho, projeto, tecnologia, construção, história, arte, estudo, pesquisa, curiosidades, sustentabilidade, e-books, links, universidade, faculdade, dicas para estudantes de arquitetura ...


Ajude a compor este espaço... Vamos manter informações importantes para o nosso crescimento profissional e acadêmico.

IMPORTANTE:
Todos os links e arquivos que se encontram no site, estão hospedados na própria Internet, somente indicamos onde se encontra.