quarta-feira, 23 de março de 2011

Criatividade e Projeto


A natureza se encarrega do projeto e do material para o abrigo dos animais, e eles são perfeitos. Tem partido definido, sistema estrutural inovador e ao mesmo tempo vernacular, a forma é orgânica e harmoniosa, o programa de necessidades muito bem definido, atendendo as funções dos usuários, enfim...


Para o homem, nós é que fazemos tudo isso!

Pesquisando por aí, deparei com um artigo bastante interessante, aí vai um trecho:

O processo projetual em arquitetura

O processo projetual envolve uma ampla gama de variáveis, as quais podem ser caracterizadas em dois grandes grupos como internas e externas. Os aspectos relativos aos indivíduos (conhecimento, experiências, habilidades, etc.) compõem o primeiro grupo e aqueles referentes ao contexto (programa de necessidades, legislação, condições físico-ambientais, tecnológicas e sócio-econômicas-culturais) determinam o grupo das variáveis externas. Evidentemente essa separação não é estanque e nos serve apenas do ponto de vista metodológico para análise do processo de projetação, do seu desenvolvimento e condicionantes. Ambos os aspectos configuram uma imbricada relação cuja mediação se dá através das tecnologias empregadas na progressão das etapas da projetação.

Entendemos, portanto, o processo projetual ou de projetação como concepção, validação, desenvolvimento e formalização do espaço arquitetônico, através da interação entre o(s) arquiteto(s) e a idéia, configurada em objeto por meio da representação gráfica - desenhos - e/ou física - maquetes. (Silva, 1987; Borges, 1998)

(As naturezas cognitiva e criativa da projetação em arquitetura: reflexões sobre o papel mediador das tecnologias)

Continue lendo...



link site

ping

Pingar o BlogBlogs

Este blog apoia a campanha:

desenho - procedimentos para construção

Informativo

Temas principais neste blog: arquitetura, desenho, projeto, tecnologia, construção, história, arte, estudo, pesquisa, curiosidades, sustentabilidade, e-books, links, universidade, faculdade, dicas para estudantes de arquitetura ...


Ajude a compor este espaço... Vamos manter informações importantes para o nosso crescimento profissional e acadêmico.

IMPORTANTE:
Todos os links e arquivos que se encontram no site, estão hospedados na própria Internet, somente indicamos onde se encontra.