quinta-feira, 15 de julho de 2010

EcoTelhado

EcoTelhado: uma opção para todas as estações

Redução na troca de calor entre ambientes faz com que este projeto arquitetônico possa ser implantado em qualquer cidade do país

As conhecidas mudanças de clima entre o Norte e o Sul do Brasil diferenciam cotidiano, vestuário, alimentação e até a Arquitetura das cidades. O conceito de sustentabilidade, porém, faz com que um novo olhar seja incluído nos atuais projetos de Arquitetura mundial, fazendo com que alguns possam ser adaptados aos mais variados espaços e climas. É o caso do EcoTelhado, um dos destaques do Solarium Sustentável, apresentado na Casa Cor Paraná 2010.

Projetado pelos arquitetos Tobias Bonk Machado e Tetê Gomes, o Solarium Sustentável é um espaço onde 100% do material utilizado segue normas rígidas de controle ambiental. “Todos os materiais foram pensados em seu processo sustentável”, conta Tobias. “Desde a argamassa, o piso, a tinta, a madeira, os móveis, a iluminação, a decoração. Tudo foi adaptado para um cotidiano ‘verde’, de reaproveitamento e respeito com o meio ambiente.”

Entre os destaques sustentáveis apresentados pelo Solariumestá o EcoTelhado ou Telhado Verde. Basicamente composto por mudas de plantas, divididas em módulos – aplicados sobre prático sistema de drenagem e impermeabilização, o EcoTelhado pode ser implantado em casas, apartamentos, empresas, hotéis, bares e restaurantes. “Ele possui a função de um isolante térmico, pois reduz a troca de calor entre os ambientes externo e interno, resultando em um espaço com clima sempre agradável, independente da estação do ano ou da localização da cidade, urbana ou rural”, explica Tobias.

Sustentabilidade em cada detalhe

Conheça alguns dos detalhes que transformam este Solariumem um ambiente ecologicamente correto:

*EcoTelhado – pode ser adaptado a qualquer ambiente, cidade ou clima. Para isso, são substituídas as espécies de plantas que formam o telhado, adaptadas ao clima da região. Em Curitiba, foram usadas mudas de aspargos.

*Materiais – na aquisição da matéria prima e da manufatura foram buscadas empresas locais. Todos os materiais são passíveis de reaproveitamento, com fácil desmonte.

*Tinta a base de terra – com cores que variam entre o preto e o branco, esta tinta especial é menos agressiva ao meio ambiente e aos profissionais. Ela permite uma melhor “respiração” das paredes, evitando que elas mofem ou desbotem.

*Madeira – toda de origem legal, resultante do reflorestamento ou reaproveitamento.

*Móveis – todos produzidos com madeira de demolição.

*Piso – composto de sobras ou pedaços de granito e mármore.

*Horta suspensa – criada com plantas ou temperos, que têm a irrigação feita por gotejamento – a qual utiliza garrafas pet; é também um elemento da decoração.

*Decoração – produzida com o reaproveitamento de chapas de ferro e aço, caixas de papelão e jornais (resultado do trabalho de pessoas em situação de exclusão social - Oficina de Artes Boracea - SP). Cachepôs (vasos) feitos de madeira de demolição receberam árvores frutíferas, inclusive produzindo.

*Iluminação – utiliza a tecnologia denominada Led (Diodo Emissor de Luz), um elemento com ótima eficiência, durabilidade e economia; também utilizado nas velas que decoram oSolarium.

*Resíduos – todo o resíduo resultante da exposição seguirá para reciclagem.

*Mirante de Contemplação – um espaço dedicado para contemplar a natureza que cerca a Casa Cor Paraná 2010. O intuito é proporcionar uma reflexão aos visitantes, que talvez não vejam paisagens como essa no futuro.

*Comunicação Visual – presente em todo o ambiente; expõe e traduz itens de sustentabilidade aplicados no projeto.

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:
Mauren Lucrecia
Jornalista – MTB/PR 5086
(41)9966-1001 / (41)9663-8588 / (41) 8505-6016

maurenjor@hotmail.com
/ mauren@pautasjp.com

Disponível em: http://www.tecto.com.br

link site

ping

Pingar o BlogBlogs

Este blog apoia a campanha:

desenho - procedimentos para construção

Informativo

Temas principais neste blog: arquitetura, desenho, projeto, tecnologia, construção, história, arte, estudo, pesquisa, curiosidades, sustentabilidade, e-books, links, universidade, faculdade, dicas para estudantes de arquitetura ...


Ajude a compor este espaço... Vamos manter informações importantes para o nosso crescimento profissional e acadêmico.

IMPORTANTE:
Todos os links e arquivos que se encontram no site, estão hospedados na própria Internet, somente indicamos onde se encontra.