terça-feira, 29 de setembro de 2009

Muro de Arrimo Ecológico



Pode-se dizer que os primeiros muros de arrimo eram ecológicos. Pois, não dispunham da tecnologia “moderna” que utiliza o aço e concreto para construção.

Vejam que palavra moderna foi colocada entre parênteses, pois se quer destacar que solução de arrimo utilizando aço e concreto não é mais moderna. Hoje, o moderno é não agredir o meio ambiente e ou minimizar esta agressão. Os muros primitivos em situação de aterros utilizavam material vegetal como reforço dos solos do maciço compactado. O fundamento do muro de arrimo em solo reforçado esta em colocar elementos resistentes a tração no maciço de solos de forma a inserir esforços estabilizadores ou estabilizantes com taludes (superfície do plano de desnível) até próximo a vertical (ver figura).

O muro de arrimo ecológico é um muro de solo reforçado que parte do principio do uso adequado do solo local com reforços artificiais. Ou seja, a linguagem comumente empregada de que o solo é ruim é uma agressão ao meio ambiente e mostra certa ignorância aos conhecimentos da engenharia geotécnica, pois, deve-se utilizar o solo local. O que é moderno, tecnologicamente correto e adequado ecologicamente, é utilizar o solo local, devidamente compactado com reforços, para execução do muro de contenção, estabilização de taludes ou taludes com superfície próxima a vertical. Estas obras são a solução do problema de desnível, quase sempre presente, nas obras de terraplenagem necessárias na maioria das ocupações humanas. A engenharia civil geotécnica dispõe de conhecimento, tecnologia e equipamentos necessários para fazer um adequado uso dos solos locais de forma segura e econômica. (Por: Eng. Mauro Hernandez Lozano - Fórum da Construção)

Veja na íntegra - Fórum da Construção
.

link site

ping

Pingar o BlogBlogs

Este blog apoia a campanha:

desenho - procedimentos para construção

Informativo

Temas principais neste blog: arquitetura, desenho, projeto, tecnologia, construção, história, arte, estudo, pesquisa, curiosidades, sustentabilidade, e-books, links, universidade, faculdade, dicas para estudantes de arquitetura ...


Ajude a compor este espaço... Vamos manter informações importantes para o nosso crescimento profissional e acadêmico.

IMPORTANTE:
Todos os links e arquivos que se encontram no site, estão hospedados na própria Internet, somente indicamos onde se encontra.