segunda-feira, 3 de março de 2008

MAC USP - Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo


OSCAR NIEMEYER - "No ano do centenário de nosso maior arquiteto, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo torna pública sua coleção de desenhos originais de Oscar Niemeyer. Seus desenhos, em sua imensa maioria, são a conseqüência do gesto contínuo da caneta hidrográfica que percorre o papel em um movimento sem interrupção, no qual a ponta porosa da caneta adere à superfície delicadamente áspera do papel manteiga sem desgrudar-se.

A linha desenha a forma arquitetônica em sua integridade. A espessura do traço atesta o desejo pela esbeltez da matéria, cujo perfil curvilíneo registra o domínio da técnica e da ductilidade do concreto.

Os desenhos de Niemeyer pertencentes ao acervo da FAU-USP (e que, agora, integram tanto o catálogo como a exposição no MAC-USP), não fornecem indícios da noção de esboço ou tentativa, pois se apresentam como uma representação de edifícios consagrados redesenhados freqüentemente em todas as suas publicações e conferências..."


link site

ping

Pingar o BlogBlogs

Este blog apoia a campanha:

desenho - procedimentos para construção

Informativo

Temas principais neste blog: arquitetura, desenho, projeto, tecnologia, construção, história, arte, estudo, pesquisa, curiosidades, sustentabilidade, e-books, links, universidade, faculdade, dicas para estudantes de arquitetura ...


Ajude a compor este espaço... Vamos manter informações importantes para o nosso crescimento profissional e acadêmico.

IMPORTANTE:
Todos os links e arquivos que se encontram no site, estão hospedados na própria Internet, somente indicamos onde se encontra.