sábado, 27 de setembro de 2008

II Bienal Brasileira de Design


Inicia no dia 8 de outubro, em Brasília/DF, a II Bienal Brasileira de Design. O evento, que segue até o dia 5 de novembro, é realizado pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC) o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e Governo do Distrito Federal (GDF); com patrocínio máster da Fiat; e apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Grupo Gerdau e Sebrae; e parceria da Casa Park, Programa Brasileiros de Design (PBD), Rede Design Brasil, Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal, Senai e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). A Bienal será sediada no Museu Nacional, instituição também parceira do evento, localizado na Capital Federal.

A primeira edição da Bienal Brasileira de Design foi realizada em junho de 2006, no espaço OCA do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, e recebeu a visita de cerca de 35 mil pessoas, contemplando profissionais da área, estudantes, empresários e público em geral.


veja a matéria completa no link

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Links do Google

Pessoal, atenção!

O Google oferece muitas coisas, as quais deixamos de lado por estarmos habituados a fazer simplesmente "buscas", vejam que é possível focar em pesquisas acadêmicas, formar um bloco de notas virtual, compor documentos, tipo word, online etc. Vamos aproveitar.... seguem os links:




Pesquise
Acadêmico Acadêmico
Pesquise trabalhos acadêmicos
Barra de ferramentas Barra de ferramentas
Adicione uma caixa de pesquisa ao seu navegador
Bloco de notas Bloco de notasNovidade!
Recortar e coletar informações ao navegar na Internet
Google Chrome Google ChromeNovidade!
Um navegador desenvolvido para ser rápido, estável e seguro
Desktop Desktop
Pesquise no seu próprio computador
Diretório Diretório
Navegue pela web por tópico
Earth Earth
Explore o mundo do seu computador
iGoogle iGoogle
Adicione notícias, jogos e muito mais à página inicial do Google
Imagens Imagens
Pesquise imagens na web
Maps Maps Novidade!
Consulte mapas e encontre a melhor rota
Pesquisa de blogs Pesquisa de blogs
Encontre blogs sobre os assuntos que lhe interessam
Pesquisa de Livros Pesquisa de Livros
Pesquise textos de livros na íntegra e descubra novos textos
Pesquisa na web Pesquisa na web
Pesquise em mais de 8 bilhões de páginas
Comunique, mostre e compartilhe
Agenda Agenda
Organize o seu programa e compartilhe eventos com amigos
Blogger Blogger
Expresse as suas idéias online
Gmail Gmail
E-mail grátis, 2.8 GB de espaço e menos spam
Grupos Grupos
Crie listas e grupos de discussão
Orkut Orkut
Conheça gente nova e mantenha contato com seus amigos
Picasa Picasa
Encontre, edite e compartilhe as suas fotos
Google Talk Talk
Ligações e mensagens instantâneas via computador
Google Docs Google Docs
Crie e compartilhe projetos on-line. Acesse seus arquivos onde estiver.
YouTube YouTubeNovidade!
Assista, faça upload e compartilhe vídeos
Melhore o desempenho do seu computador
Pack Pack
Pacote indispensável de software gratuito

terça-feira, 23 de setembro de 2008

O melhor da arquitetura brasileira vira prêmio

Arquitetos de todo o Brasil têm a chance de ver o seu trabalho premiado e divulgado no maior veículo do segmento no país. É que a revista Arquitetura & Construção, publicada pela Editora Abril, lança o I Prêmio "O Melhor da Arquitetura" 2008. A idéia é destacar obras concluídas em território nacional entre 1º de janeiro de 2006 e 31 de maio de 2008. Serão 12 projetos premiados. Haverá, ainda, uma menção honrosa para a melhor proposta de "Sustentabilidade".

A primeira etapa do prêmio “O Melhor da Arquitetura” recebeu 220 inscrições e desde o dia 15 de setembro os internautas já podem conferir no site http://casa.abril.com.br/arquitetura/premio2008 os finalistas de cada categoria. A votação do internauta acontece até o dia 29.



sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Feira Internacional de Negócios de Paisagismo, Jardingem, Lazer e Floricultura


A semana da Fiaflora ExpoGarden já é tradicionalmente o ponto de encontro da indústria do paisagismo, jardinagem, lazer e floricultura no Brasil e América Latina, concentrando, além da feira, eventos técnicos e de negócios que são fortes atrativos para o público profissional e comercial desse mercado.



11ª FIAFLORA EXPOGARDEN
Feira Internacional de Negócios de Paisagismo, Jardinagem, Lazer e Floricultura
01 A 04 DE OUTUBRO 2008
DIAS 01 A 03 - 13h às 20h
DIA 04 - 10h às 20h
CENTRO DE EXPOSIÇÕES IMIGRANTES • SÃO PAULO - BRASIL



ESPAÇO DO CONHECIMENTO/ PROGRAMAÇÃO TÉCNICA
De 1 a 4 de outubro de 2008, das 16h00 às 18h30min
para ver a programação clique aqui

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Cursos Online Gratuitos

Curso Online Gratuito: Lei dos Crimes Ambientais - LCA (Lei 9605/98)

O objetivo deste curso é identificar o perfil diferenciado do criminoso ambiental, segundo o paradigma específico da Lei dos Crimes Ambientais (LCA).

Introdução:

Os ambientalistas brasileiros há bem tempo, esperavam ardentemente por um Código Ambiental que sistematizasse todo o ordenamento jurídico do Direito Ambiental. A base desta aspiração residia nas dificuldades encontradas por todos aqueles que desenvolviam ou vivenciavam atividades empresariais, disciplinadas contraditóriamente ou incorretamente para a proteção e conservação ambiental.

Continue lendo esse curso aqui

Autoria: Drª Ana Rodrigues, Advogada do escritório Danilo Santana Advocacia, graduada em Direito pela PUC/MG, pós-graduada em Direito Ambiental, Direito Público e Direito Processual Civil

fonte: Jurisway

Princípios do Direito Ambiental - Curso Gratuito Online

PZ20080527001

Creative Commons License photo credit: menlophoto

Direito Ambiental

Princípios do Direito Ambiental

O curso traz informações úteis, destinadas não somente para os estudantes e os operadores do direito, como também oferece suporte para o cidadão em geral, que não raro se depara com uma série de implicações de cunho ambiental. Assim, a partir do conhecimento dos mais relevantes princípios de direito ambiental, o leitor conhecerá a base jurídica ambiental, se tornando capaz de exercer com plenitude todos os direitos que a Constituição e as demais leis lhe conferem, como por exemplo, a exigência de Estudos de Impacto Ambiental, antes da comercialização de determinado produto ou da realização de determinada obra, que possam causar danos irreversíveis para a saúde humana e o meio ambiente como um todo, ou ainda, saberá quem pagará pelos danos causados ao meio ambiente.

Comece já a ler esse curso aqui >>

Autoria: Drª Ana Rodrigues, Advogada do escritório Danilo Santana Advocacia, graduada em Direito pela PUC/MG, pós-graduada em Direito Ambiental, Direito Público e Direito Processual Civil

fonte: Jurisway

Dano Ambiental - Curso Online Gratuito

IMG_0068

Creative Commons License photo credit: Sweet One

Direito Ambiental - Dano Ambiental

Desde os primórdios da história, a devastação ambiental é um fenômeno que acompanha a humanidade. No entanto, a partir da Revolução Industrial, a exploração desordenada dos recursos naturais se tornou uma constante, agravada, principalmente, no último século. Diante disso, foi necessário adotar leis que obrigassem o degradador ambiental a arcar com os danos por ele gerados. Daí, a necessidade de se conhecer o que seja o dano ambiental.

Continue a ler esse curso aqui >>

Autoria: Drª Ana Rodrigues, Advogada do escritório Danilo Santana Advocacia, graduada em Direito pela PUC/MG, pós-graduada em Direito Ambiental, Direito Público e Direito Processual Civil

fonte: Jurisway

Direito Ambiental - Considerações sobre a Tributação Ambiental

Direito Ambiental - Considerações sobre a Tributação Ambiental

Relacionada aos Princípios do Poluidor-Pagador e da Prevenção, dois dos principais princípios do direito ambiental, a tributação ambiental foi criada para que houvesse um desestimulo da produção e do consumo de bens que de algum modo lesassem o meio ambiente.

Assim sendo, o curso ora em exame, pretende oferecer a seu leitor considerações básicas do que seja a Tributação Ambiental, perpassando pelas Contribuições de Intervenção no Domínio Econômico- CIDE.

Comece a ler o curso aqui >>

Autoria: Drª Ana Rodrigues, Advogada do escritório Danilo Santana Advocacia, graduada em Direito pela PUC/MG, pós-graduada em Direito Ambiental, Direito Público e Direito Processual Civil

fonte: Jurisway

Curso Gratuito Online: Licenciamento Ambiental

O curso Licenciamento Ambiental objetiva oferecer aos seus leitores, informações básicas a respeito de um dos mais importantes instrumentos previstos na Lei da Política Nacional do Meio Ambiente. De fundamental importância para a preservação ambiental, desponta como matéria de grande interesse também para os empreendedores, pois que atualmente, ao se idealizar determinada atividade, deve-se estar atento às exigências legais aplicáveis, não se preocupando somente com a escolha do terreno ou dos profissionais para a concepção do seu projeto, por exemplo.

Comece já a ler esse curso aqui >>

Autoria: Drª Ana Rodrigues, Advogada do escritório Danilo Santana Advocacia, graduada em Direito pela PUC/MG, pós-graduada em Direito Ambiental, Direito Público e Direito Processual Civil

fonte: Jurisway

ARQUITETURA: Corpo vivo



HARMONIA, NOME DO NOVO EDIFÍCIO COMERCIAL DO TRIPTYQUE ARQUITETOS, SIG
NIFICA MAIS QUE A SIMPLES REFERÊNCIA À RUA ONDE FICA. REFLETE O ESPÍRITO INTERCAMBIÁVEL E FLUIDO DE SUA ARQUITETURA.





A proposta era apenas um simples prédio comercial, e tudo isso veio junto com nossa maneira de ver o mundo e nosso sistema de projetação", explicam os integrantes do Triptyque, jovem escritório de arquitetura de São Paulo, responsável por arejar, literal e simultaneamente, a construção e o conceito de um edifício comercial. O "tudo isso" dos arquitetos certamente refere-se à integração harmônica (apesar do clichê, não há palavra melhor) entre concreto, metal e matéria orgânica...










... No edifício Harmonia, como em todo o paisagismo, a insolação e o vento influenciaram na escolha básica das espécies que foram utilizadas nas paredes. A maioria das plantas do edifício é epífita, que costuma crescer em cima de pedras na Mata Atlântica, ou são oriundas da África ou Índia, onde as variações do tempo são similares às do Brasil. "Essas plantas precisam agüentar flutuações radicais de temperatura e umidade, pois a vida pendurada na parede de um prédio não é moleza", explica Peter Webb, responsável pelo projeto de paisagismo.




SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA
Os alagamentos periódicos que acontecem na região onde está implantado o edifício Harmonia resultaram no desejo de reduzir ao máximo a área impermeável do empreendimento. O projeto baseou-se no aproveitamento de 1,3 mil mm de chuva que cai por ano: 234 mil litros anuais de água de boa qualidade.

Matéria completa.

Mostra "A casa xinguana"



De 26/07/2008 a 21/09/2008

Mostra "A casa xinguana"


Milton Guran
Aldeia xinguana: luta uka-uka na cerimônia do Quarup
O Museu da Casa Brasileira (MCB) recebe 46 painéis fotográficos que mostram a habitação dos povos indígenas do Parque Nacional do Xingu em práticas anteriores a uma maior aproximação com a cultura nacional.

As fotografias, em preto e branco, foram tiradas entre 1978 e 1984 pelo fotógrafo e antropólogo Milton Guran, que também assina a curadoria da mostra.

Com textos de Carlos Fausto, "A casa xinguana" abre a terceira edição de "Casas do Brasil", projeto do MCB que busca criar um inventário das diversas formas de morar no Brasil.

A mostra fica aberta de terça a domingo, das 10 às 18h, em São Paulo.

Informações no http://www.mcb.sp.gov.br.

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

3º Fonau - Fórum Nacional de Arquitetura e Urbanismo


O fórum é composto por uma série de palestras sobre arquitetura e engenharia que enfocam a sustentabilidade e a apresentação de projetos de grandes obras. Destaque para a palestra de Davino Pontual e Paulo Pires com o tema "Projeto de edifícios corporativos sustentáveis".

O 3º Fonau acontece no Centro de Convenções de Recife paralelamente à VI Ficons - Feira Internacional da Construção Civil.

Inscrições e programação completa no http://www.fonau.com.br/2008/programacao.asp.

Disponivel em www.asbea.org.br

AsBEA vai discutir Sistemas Construtivos


A Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura vai realizar fórum para debater a inserção de processos industrializados na construção civil e a transição para esse estágio

A Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA) realizará fórum sobre sistemas construtivos nos dias 9 e 10 de outubro. O objetivo é discutir inovações tecnológicas no âmbito da industrialização dos canteiros e racionalização dos processos.

O vice-presidente da AsBEA e organizador do evento, Paulo Segall, afirma que é necessário colocar em debate as pesquisas e em prática as novas técnicas e soluções para viabilizar novos sistemas construtivos. "Só assim conseguiremos atender com eficiência as novas demandas do mercado e garantir cada vez mais qualidade aos projetos", explica.

A inserção de processos industrializados na construção civil e a transição para esse estágio será um dos principais objetos de discussão. A nova norma de Desempenho de Edifícios também entrará em debate durante o evento. Paralelamente, ocorrerá uma feira de negócios.

Serviço:
II Fórum AsBEA sobre Sistemas Construtivos
Data: 9 e 10 de outubro
Horário: 8h45 às 17h40 (quinta-feira) e 8h30 às 12h40 (sexta-feira)
Local: Hotel Renaissance
Alameda Santos, 2233 - Cerqueira César - São Paulo


Veja programação no link.


por Rafael Frank, disponivel em: www.pini.com.br

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Edifícios verdes: nova realidade no mercado


A sustentabilidade começa a ganhar espaço na construção civil brasileira. O tema será debatido em congresso do setor em Curitiba


Empresas produtivas são aquelas que levam em conta o bem-estar de seus funcionários. Não há como ser eficiente em um ambiente escuro e com um ar-condicionado em condições de higiene ruins ou em mau estado de funcionamento. Pensado nisso, acontece entre os dias 9 e 12 de setembro, no Expo Unimed Curitiba.

O maior aproveitamento da luz natural, pisos, portas e batentes de madeira certificada são algumas características que garantem aos chamados "edifícios verdes" o título de sustentáveis.

Nos Estados Unidos, o consumo de energia elétrica dos edifícios representa 65,2%. Fora isso, essas construções são responsáveis por 30% da emissão de gases efeito estufa, 136 milhões de toneladas de resíduos de construção, 12% em consumo de água potável e 40% da matéria utilizada. Sem dados oficiais, acredita-se que no Brasil, esses números possam chegar a 60% do consumo da energia elétrica e 39% da iluminação. ''Os edifícios verdes são aqueles que atingem alto desempenho nos requisitos como uso eficiente de água e energia, reutilização de água, menores espaços utilizados para equipamentos e sistemas, utilização de materiais de construção ecologicamente corretos, apoio à economia local, com a utilização de mão de obra e recursos da própria região, além da redução do impacto de sua construção'', explica Eduardo Müller, presidente da Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (Asbrav).

E é com base nesse princípio ''de se planejar para não gastar depois'' que funciona a certificação Leed - Leardership in Energy and Environmental Design, concedido pela US Green Building Council (USGBC). Segundo Müller, essa certificação é uma das mais conhecidas ao redor do mundo e é aplicada nos Estados Unidos desde 2000.

Há registrados no mundo mais 12 mil projetos distribuídos em 75 países e cerca de 1500 empreendimentos já certificados. No Brasil existem 68 projetos em processo de certificação e dois já receberma o selo Leed. ''Até o final do ano deve aumentar consideravelmente a busca de certificação, uma vez que é forte a demanda do mercado comercial e industrial'', avalia Müller.

Fonte: Folha de Londrina, disponível em:http://pr.asbea.org.br/

Athos Bulcão




O artista plástico Athos Bulcão faleceu na Cidade de Brasília, DF, no dia, 31 de julho de 2008.

Athos Bulcão nasceu no Rio de Janeiro, no dia 2 de julho de 1918. Dedicou grande parte da sua vida a Brasília, cidade que escolheu para viver e presentear com a sua obra. Bulcão chegou a Brasília em 18 de agosto de 1958.

Athos Bulcão é responsável pelo conjunto de uma obra de qualidade artística inigualável. Artista múltiplo, sua arte está ao alcance do cidadão em seu trajeto cotidiano: no parque, nos muros, nas escolas, nos edifícios residenciais e nos prédios públicos. Como diria o arquiteto e amigo pessoal, João Filgueiras Lima, o Lelé, “como pensar o Teatro Nacional sem os relevos admiráveis que revestem as duas empenas do edifício, ou o espaço magnífico do salão do Itamaraty sem suas treliças coloridas?”, difícil imaginar.

Athos cursou medicina, mas abandonou-a por amor à arte. Expôs sua obra nos mais importantes espaços culturais do país. Viajou pelo mundo afora e por lá deixou a sua marca. Seus painéis podem ser vistos na França, Itália, Argélia, Argentina, Cabo Verde, dentre outros tantos. Trabalhou no Ministério da Educação e na extinta Novacap. Lecionou no Instituto de Artes da Universidade de Brasília. Foi condecorado pelo governo brasileiro com a “Ordem Rio Branco” e “Ordem do Mérito Cultural”. Recebeu o título Doutor Honoris Causa pela Universidade de Brasília, a “Medalha Mérito da Alvorada” do Governo do Distrito Federal, e o título de “Cidadão Honorário de Brasília”, concedido pela Câmara Legislativa. Todos os títulos e condecorações o emocionaram, não tanto quanto a criação da Fundação que o homenageia e que há 15 anos preserva, documenta, promove e divulga sua obra junto aos jovens, estudantes de escolas públicas e particulares, professores, artistas, jornalistas e a comunidade em geral.

“Artista eu era. Pioneiro eu fiz-me. Devo a Brasília esse sofrido privilégio.
Realmente um privilégio: ser pioneiro. Dureza que gera espírito.
Um prêmio moral”.
Athos Bulcão

Fonte: Fundação Athos Bulcão: http://www.fundathos.org.br/index2.php .

Disponivel em: http://www.iab.org.br/200807/nota-de-falecimento-athos-bulcao-1918-2008/

Concurso - Make Some Green

Keeseh Studio invites students and design enthusiasts to celebrate the pursuit of ecodesign through an international competition to utilize waste material. A given manufacturing facility creates many copies of a product; therefore they create many copies of their waste material as well. Waste material can be used as raw material for other products or processes; this concept is known as upcycling.

The goal of the competition is to promote upcycling by encouraging the use of wasted materials to generate innovative designs and redefine the standards of environmental sustainability by fostering balance between conservation and development. This competition will provide a stepping stone to help educate viewers of the vast opportunities and future development of environmentally friendly processes, materials, and products.

All entries must be received digitally or by mail no later than October 1st.

3 entries will win media coverage of their product or process and one will win a cash prize of $1000.

SESI-SP lança Cartilha Moradia Segura em parceria com o Instituto Brasil Acessível


No Encontro Estadual da Terceira Idade, realizado pelo SESI-SP em Rio Claro, dia 17 de novembro, para 8.000 idosos, foi lançada a Cartilha Moradia Segura, elaborada pelo SESI-SP em parceria com o Instituto Brasil Acessível, responsável pela elaboração técnica e pelo texto..

A cartilha contém informações e orientações para o uso seguro, confortável e independente para todos os moradores, especialmente para os usuários na Terceira Idade. Os capítulos abrangem as diversas áreas de uma residência, recomendando não só alterações como também dá dicas de o que evitar, o que é fácil fazer ou o que é importante implementar na residência para evitar acidentes e garantir o bem-estar de todos os residentes.

O SESI-SP está cadastrando os interessados em possuir um exemplar pelo e-mail programaterceiraidadedds@sesisp.org.br ou envie sua requisição para nós, que encaminharemos: falecom@brasilacessível.org.br

Curso: Arquitetura Inclusiva - teoria e prática

ELEA - Encontro Latino Americano de Estudantes de Arquitetura


O ELEA Encontro Latino Americano de Estudantes de Arquitetura, será realizado este ano no Paraguai, na cidade Areguá, na data de 11 a 18 de outubro de 2008.

As inscrições serão realizadas através deste site, somente para brasileiros.O pagamento feito através de depósito bancário identificado.

ATENÇÃO, AS INSCRIÇÕES SERÃO LIMITADAS!
VALORES:
ATÉ DIA 25/09 : R$ 155,00
NA HORA (SOMENTE SE RESTAREM VAGAS): R$ 165,00

Tempos da faculdade


No Salão Caramelo da FAU (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP), 80 trabalhos de Ruy Ohtake se misturam à arquitetura do espaço projetado por Vilanova Artigas. Sob curadoria de Rodrigo Queiroz, o ex-aluno Ohtake - autor dos projetos do Instituto Tomie Ohtake e dos hotéis Unique e Renaissance, entre outros - celebra os 60 anos da faculdade com uma mostra de fotografias e desenhos.

FAU-USP. R. do Lago, 876, Cidade Universitária, 3091- 4514. 9h/20h (sáb., até 14h; fecha dom.). Abre 2ª (15), 19h. Até 17/10.


(O Estado de São Paulo, Caderno 2, 12/09/2008, em: www.arq!bacana.com.br)

PLURIS 2008

01 a 03 de outubro de 2008

Santos - SP - Brasil


PLURIS 2008

3º CONGRESSO LUSO BRASILEIRO PARA O

PLANEJAMENTO, URBANO, REGIONAL, INTEGRADO E SUSTENTÁVEL

O PLURIS 2008 tem por objetivo discutir e relacionar aspectos do planejamento urbano e regional, do ambiente construído e da qualidade de vida, da mobilidade e dos transportes, abordando questões atuais e que envolvem não só características comuns ao Brasil e a Portugal, mas também a outros países. Especial atenção é dada aos estudos voltados para os seguintes temas: Ambiente & Energia; Cidades Inovadoras & Inteligentes; Mobilidade & Transportes e Planejamento Regional & Urbano.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Citação - uma das preferidas:



Juntamos trinta raios e chamamos-lhe roda;
Mas é do espaço onde nada há que depende a utilidade da roda.
Trabalhamos o barro para fazer o vaso;
Mas é do espaço onde nada há que depende a utilidade do vaso;
Abrimos portas e janelas para fazer uma casa;
E é desses espaços onde nada há que depende a utilidade da casa.
Assim, precisamente por retirarmos vantagem do que é deveríamos reconhecer a utilidade do que não é.


(Tao Te Ching – a respeito do valor do nada, apud. ARNHEIM, 1988, p.82 e 83).

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Arquitetos americanos serão obrigados a estudar sustentabilidade


O American Institute of Architects (AIA) anunciou que a partir de janeiro de 2009 exigirá que seus sócios tenham quatro horas anuais de educação continuada na área de projetos sustentáveis. O instituto também exige oito horas para temas envolvendo saúde, segurança e bem-estar.


Quatro horas? Isso só dá pra um cafezinho.....

- matéria completa no link

Orçamento não é barreira para projetos sustentáveis


Orçamento baixo não é mais obstáculo para a concretização de projetos sustentáveis. A avaliação é de Bill Odell, projetista sênior da empresa HOK Architects, que figura na lista "Top Green Project List" do AIA (American Institute of Architects). "Mesmo com um orçamento baixo, ainda há muito o que fazer. O maior obstáculo são as pessoas que não percebem que há um jeito melhor, e só querem fazer do mesmo velho jeito. Isso acontece em vários projetos, mas particularmente nos sustentáveis", afirma.
.....
"A sustentabilidade deve determinar o desenho desde o começo, não depois de o projeto ser consumado. É importante que haja uma renovação constante, de forma que cada projeto ajude a melhorar o outro, e o desafio é que isso ocorra da forma mais progressiva possível", acredita o arquiteto.

- leia matéria completa no link

FAU-USP comemora 60 anos com exposição de Ruy Ohtake


A FAU-USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo), para comemorar seus 60 anos de ensino, vai realizar exposição sobre os trabalhos de seu ex-aluno Ruy Ohtake. A mostra vai ocorrer entre 15 de setembro e 17 de outubro e reunirá cerca de 80 dos 300 projetos executados pelo arquiteto.

O próprio Ohtake foi convidado para auxiliar na elaboração da exposição, que tem curadoria do professor Rodrigo Queiroz. Foi o arquiteto quem desenhou os suportes para a exibição dos projetos e os painéis em curva que serão utilizados na própria exposição.

Mais informações: www.piniweb.com.br

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

link site

ping

Pingar o BlogBlogs

Este blog apoia a campanha:

desenho - procedimentos para construção

Informativo

Temas principais neste blog: arquitetura, desenho, projeto, tecnologia, construção, história, arte, estudo, pesquisa, curiosidades, sustentabilidade, e-books, links, universidade, faculdade, dicas para estudantes de arquitetura ...


Ajude a compor este espaço... Vamos manter informações importantes para o nosso crescimento profissional e acadêmico.

IMPORTANTE:
Todos os links e arquivos que se encontram no site, estão hospedados na própria Internet, somente indicamos onde se encontra.